Temporais continuam no RS e em SC

17/09/2015 às 14:08
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/09/2015 às 14:27

Oferecimento
Chuva acumulada supera 100 mm em 24h

A chuva voltou com muita força sobre o Sul do Brasil desde a madrugada de quarta-feira, mas desta vez, a chuva forte e volumosa está caindo em áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No caso de Santa Catarina, as regiões que estão sendo mais atingidas pelos temporais são o litoral sul, a serra e o planalto sul. No Rio Grande do Sul, as regiões que mais sofreram com os temporais até agora foram o centro-sul, leste e nordeste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 13 horas do dia 16 e 13 horas de 17 de setembro de 2015, choveu 106,0 mm em Araranguá, no sul de Santa Catarina e 101,4 mm sobre São José dos Ausentes, na região serrana do Rio Grande do Sul.

 

 Veja a chuva intensa e o granizo em Vacaria (RS)

 

Em várias outras regiões da serra e do litoral norte gaúcho, o volume de chuva acumulado neste período variava de 50 mm a 70 mm, segundo o Inmet.

 

 

Chuva não vai parar

A situação vai ficar cada vez mais crítica nos próximos dias para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina. A circulação dos ventos e o padrão de pressão atmosférica sobre o Brasil nos próximos dias forma um bloqueio que vai reter a instabilidade nestes dois estados. Este bloqueio vai persistir ainda por vários dias. A previsão é de que o tempo continue instável e vários eventos de temporais vão ser observados nos dois estados pelo menos até a segunda-feira.

Além da chuva forte com potencial para alagamentos e enchentes, é alto o risco de ventania, com rajadas acima dos 70 km/h e também queda de granizo.

O mapa mostra a projeção do volume de chuva previsto até o dia 22 de setembro. Nas áreas em verde, o acumulado de chuva em cinco dias varia de 100 a mais de 200 mm.

 

Previsão de chuva para o Brasil para 15 dias

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%