As quarentonas estão de volta

18/09/2015 às 21:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quais capitais entram neste seleto clube

Marcar 40°C no termômetro, à sombra, dentro dos abrigos meteorológicos, que são colocados em locais tecnicamente especiais, não é para qualquer lugar. Com 30°C, a maioria das pessoas já sente calor, mas o calor de 40°C já é considerado extremo, que não ocorre sempre.

Dentre as capitais brasileiras, participam regularmente do “Clube das Quarentonas” Cuiabá, capital de Mato Grosso, Palmas, capital do Tocantins, Teresina, capital do Piauí e o Rio De Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, eventualmente pode entrar nesta lista.

A discussão de qual delas é a capital mais quente do Brasil dá sempre motivo para comentários bastante esquentados. Este ano, a temperatura de 40°C já foi registrada no Rio de Janeiro, em Palmas e em Cuiabá. Mas com o bloqueio atmosférico atuando forte nestes próximos dias, impedindo a entrada de algum ar polar, a marca dos 40°C (ou maior) poderá ser alcançada mais algumas vezes em Palmas, no Rio e em Cuiabá. Não se pode descartar a chance de Teresina também chegar lá. Mas Porto Alegre vai ficar debaixo d´água, sem chance alguma de ter calor extremo.

Veja quantas vezes o termômetro igualou ou passou desta marca nestas capitais, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Confira a previsão de chuva para 10 dias no Brasil

Como será a primavera no Brasil com a influência do El Niño?

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

35°
max

0mm / 0%

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 90%