Centro-Oeste em estado de alerta

19/09/2015 às 14:57
por Michele Fernandes

Oferecimento
Umidade relativa do ar fica muito baixa na Região.

A forte massa de ar seco que predomina sobre o a maior parte do País vem proporcionando dias ensolarados, com temperaturas muito elevadas e umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Ao contrário da temperatura, que dispara ao longo do dia com o predomínio de céu claro e sol forte, a umidade relativa do ar entra em acentuado declínio.

 

Na imagem de satélite do canal infravermelho a seguir é possível verificar as áreas mais secas do Centro-Oeste; os tons em marrom que predominam representam uma situação de pouca ou nenhuma nebulosidade, pois o ar está muito seco.

 

 

Como é possível verificar na imagem de satélite, o noroeste de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso e todo o estado de Goiás estão em situação crítica. Na tabela a seguir é possível verificar as menores umidades registradas às 14h30 desta tarde de sábado nos três Estados, segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

 

Valores entre 12 e 20% representam estado de alerta, enquanto valores abaixo dos 11% já indicam estado de emergência.

No decorrer da próxima semana, esse padrão começa a mudar um pouco em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, pois haverá um aumento de umidade no norte e oeste destes Estados, com a formação de novas áreas de instabilidade sobre o interior do continente; já serão observadas pancadas isoladas de chuva nestas áreas. Mas em quase todas as outras áreas, a situação continua a mesma! O estado de Goiás, principalmente, ainda vai sofrer com as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar muito baixa.

 

Vale ressaltar que, como o solo e a vegetação também estão muito secos, esta condição é favorável para o aumento do número de focos de queimadas.

 

 

Quer saber como se proteger do calor intenso e do tempo seco nos próximos dias? Clique aqui!