Chuva no RS ainda não para esta semana

21/09/2015 às 14:13
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/09/2015 às 15:38

Oferecimento
Rios continuam subindo

O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o Brasil na semana passada vem mantendo uma condição de formação e permanência de grandes e fortes áreas de instabilidade sobre o extremo sul do Brasil.


Desde o dia 15 de setembro, a chuva não tem dado trégua sobre a maioria das regiões do Rio Grande do Sul e no centro-sul de Santa Catarina, especialmente sobre as regiões serranas dos dois estados, onde o volume de chuva acumulado em setembro já está bastante acima da média.

 

No mapa da anomalia de chuva de setembro (diferença entre o que choveu e a média normal para o mês), os tons de azul indicam as áreas onde já choveu mais do que o normal, no período de 1 a 20 de setembro de 2015. O excesso de chuva é observado especialmente sobre as serras gaúcha e catarinense, onde está a nascente do rio Uruguai, que já está acima do nível normal.

 

 

O rio Uruguai faz a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e segue pela fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Em São Borja, segundo a defesa civil municipal, o nível do rio Uruguai no começo da manhã de 21 de setembro de 2015 estava 12,55 metros acima do normal.

 

 

Mais chuva

O rio Uruguai e outros rios do Rio Grande do Sul vão continuar subindo esta semana. A previsão é de mais chuva. Nas próximas 48 horas, as serras gaúcha e catarinense devem ter uma pequena trégua da chuva, mas que vai retornar em temporais a partir de quinta-feira. A Grande Porto Alegre terá mais chuva por toda a semana.

 

A meteorologista Josélia Pegorim dá um panorama da chuva sobre o Brasil para os próximos 15 dias.

 

 

Previsão da Primavera para o Sul do Brasil

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%