Temporais avançam sobre o Rio Grande do Sul

01/10/2015 às 23:10
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/10/2015 às 10:35

Oferecimento
Forte frente fria está entrando no RS

A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai amanheceu a sexta-feira coberta por nuvens carregadas de uma grande Linha de Instabilidade (LI). Esta LI formada por várias nuvens do tipo cumulonimbus tem potencial para provocar tempestades com muita chuva, granizo e ventania. As nuvens carregadas avançam no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul. Até a noite podem ocorrer temporais em todo o Estado.

As nuvens da LI aparecem na imagem de satélite como manchas alaranjadas e vermelhas.

 

 

 

Fim de semana com chuva e frio no Sul

Depois de três dias com predomínio de sol, a Região Sul do Brasil entra novamente em alerta para temporais nesta sexta-feira.

Uma nova frente fria que já mudou o tempo em Buenos Aires e em Montevideo avança para o Rio Grande do Sul no decorrer desta sexta-feira. A aproximação da frente fria vai estimular o crescimento de nuvens bastante carregadas nos três estados, que devem provocar muitas pancadas de chuva no decorrer do dia. Há risco de chuva e de ventos fortes em toda a Região. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar velocidades de 80 km/h a 100 km/h.

 

 

 

Chuva e frio no fim de semana

O fim de semana ainda será com muita chuva sobre o Paraná e Santa Catarina, mas a chuva enfraquece e até para sobre o Rio Grande do Sul. No domingo, o sol volta a predominar em praticamente todo o Sul, mas com a sensação será de frio.

 

Confira a previsão da Região Sul

 

 

A temperatura terá uma forte queda no primeiro fim de semana de outubro com a influência da forte massa polar que vem com a frente fria. A previsão é de um fim de semana frio. Muitas áreas dos três estados devem amanhecer com temperatura abaixo dos 10°C no domingo.

 

 

Acompanhe a evolução do fenômeno El Niño

 

El Niño tem forte influência no Sul na primavera