Alerta para chuva forte entre RS e SC

04/10/2015 às 16:11
por Luiz Gozzo

Atualizado 04/10/2015 às 16:13

Oferecimento
Grandes volumes de chuva esperados para quarta e quinta-feira

A semana começa com tempo firme nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido à influência de uma massa de ar seco de origem polar, não há previsão de chuva para estes estados entre domingo e segunda-feira. Porém, a partir de terça-feira este sistema de alta pressão começa a perder força sobre a região, ao mesmo tempo que um sistema de baixa pressão começa a se configurar entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai. Este ciclone intensifica os ventos que sopram na baixa atmosfera, do interior do país em direção aos estados do Sul, trazendo ar quente e úmido. Por isso, a temperatura se eleva e o tempo começa a ficar mais instável. Nas camadas mais altas da atmosfera, por volta dos 12 km de altura, a circulação dos ventos favorece o movimento ascendente do ar. Estes ingredientes (ar quente e úmido próximo da superfície e movimento ascendente do ar) provocam chuva abundante sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre quarta e quinta-feira. 

 

As chuvas nestes dois dias vêm em forma de pancadas com trovoadas, e há risco de temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Durante a quarta-feira, a área com maior risco de temporais é o oeste do Rio Grande do Sul, e na quinta-feira, com o deslocamento do sistema, é o norte gaúcho e Santa Catarina que devem receber as pancadas mais intensas de chuva. 

 

A figura abaixo mostra a chuva acumulada prevista entre 05 e 09 de outubro sobre a Região Sul, dando uma ideia do grande volume de chuva esperado para o período.