Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva extrema sobre o RS

08/10/2015 às 12:05
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/10/2015 às 11:46

Temporais no Rio Grande do Sul

Grandes áreas de instabilidade voltaram a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas e provocaram chuva forte e muito volumosa. Grande quantidade de raios e até granizo também foi registrada sobre o estado.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu mais de 100 mm a quase 180 mm entre 8 da manhã do dia 7 e 8 horas do dia 8 de outubro em diversas regiões gaúchas. O volume de chuva nestas 24 horas superou a média normal de chuva para outubro em várias áreas do Rio Grade do Sul.

 

 

Porto Alegre registra maior chuva em 24h no ano

 

O Inmet registrou 83,1 mm chuva sobre Porto Alegre entre 9h do dia 7 e 9h do dia 8 de outubro de 2015. Foi a maior chuva em 24h do ano. O recorde anterior era 67,5 mm entre 19 e 20 de julho.

O volume de chuva acumulado no ano até agora já supera ligeiramente a média. De 1 de janeiro até 9h de 8 de outubro de 2015 choveu aproximadamente 1391 mm sendo que a média anual é de quase 1350 mm

 

 

Quando vai parar de chover?

As nuvens carregadas estão associadas a uma frente fria que chegou ao litoral gaúcho. A circulação dos ventos sobre o Brasil, em diversos níveis de altitude ajudaram a formar estas nuvens e forçaram a concentração da nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul. Mas a partir desta quinta-feira, as áreas de instabilidade começam a se espalhar também sobre Santa Catarina e Paraná, enquanto a frente fria avança lentamente para o litoral catarinense.

A chuva vai prosseguir por mais alguns dias avançando pelo fim de semana prolongado. Até o dia 11, domingo, a população dos três estados do Sul deve ficar atenta, pois é alto o risco de tempestades com chuva volumosa que pode causar alagamentos e enchentes, ventania e até granizo.

 

 

banner-downburs-tornados