Semana quente e seca em Brasília

12/10/2015 às 10:21
por César Soares

Oferecimento
Umidade relativa do ar pode chegar em níveis críticos

Uma grande massa de ar seco e quente predomina sobre o Estado de Goiás e no Distrito Federal. Essa condição meteorológica garante dias de sol forte e calor como os que já foram observados no fim da última semana.

Essa semana não reserva grandes mudanças no tempo para esta área, ou seja, Brasília ainda terá uma semana marcada pelo tempo firme, sol forte, muito calor e umidade relativa do ar que pode cair em níveis críticos.

Uma condição ideal para o conforto humano é de índices de umidade relativa do ar superiores aos 60%, segundo um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Abaixo dos 30% já é considerada uma situação de atenção no qual pessoas com problemas respiratórios e idosos podem apresentar um certo desconforto. Em situações abaixo de 12% o estado de emergência é declarado e doenças respiratórias podem ser agravadas.

 

 

Alta pressão atmosférica mantém o tempo firme

A responsável pelo tempo seco e firme é um sistema de alta pressão atmosférica nos níveis médios que garante o predomínio do sol e pouco vento. Os gases poluentes se mantém concentrados nas camadas mais superficiais da atmosfera o que prejudica a qualidade do ar.

Nessa situação poucas nuvens conseguem crescer e, exatamente por esse motivo, não há previsão de chuva. 

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda têm a circulação de umidade vinda de norte, nesta área há previsão de pancadas de chuva durante a semana.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%