Sonhos de meteorologista

14/10/2015 às 14:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/10/2015 às 19:06

Oferecimento
Descubra o maior desejo deles

Parabéns a todos os meteorologistas! O dia 14 de outubro é o Dia do Meteorologista no Brasil. A data comemora a regulamentação da profissão que ocorreu em 14 de outubro de 1980, pelo Decreto de Lei nº 6.835, e substituiu o dia 3 de março, antiga data referente ao dia deste profissional.

A sugestão de mudança da data do Dia do Meteorologista foi feita pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) na assembléia geral de 2004. Em 2008, o Conselho Federal de Arquitetura e Agronomia (CONFEA), do qual os meteorologistas fazem parte, aprovou definitivamente a data.

 

Neste 14 de outubro de 2015 perguntamos para alguns meteorologistas da Climatempo qual o seu “sonho meteorológico, o maior desejo meteorológico”. Veja o que aconteceu!

 

 

 

 

Você já pensou em ser um meteorologista? Onde trabalhar? Tem faculdade?

Para ser um meteorologista é preciso fazer uma faculdade de Meteorologia. O curso é oferecido atualmente em 12 universidades brasileiras nos estados de São Paulo, Rio De Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.

O campo de trabalho vem aumentando. As mudanças da atmosfera, no dia a dia e em períodos longos, interferem na vida de todos os seres vivos do planeta Terra. Assim, a Meteorologia é cada vez mais uma ciência interdisciplinar e os meteorologistas trabalham em conjunto com profissionais de muitas outras áreas. O profissional pode se empregar em empresas privadas e governamentais.

Na Climatempo, alguns meteorologistas trabalham com a previsão do tempo no dia a dia, outros com a previsão climática (para vários meses) e ainda com a comunicação da informação meteorológica. Alguns se dedicam à área de Pesquisa e Desenvolvimento e outros atuam na área de planejamento e coordenação da empresa.

 

Como se faz a previsão do tempo?

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%