Calor extremo no Brasil

15/10/2015 às 15:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/10/2015 às 15:24

Oferecimento
Temperatura passa dos 40 °C em vários estados

Outubro normalmente é um mês bastante quente no Brasil. O histórico meteorológico revela muitos recordes de calor neste mês em todas as Regiões. A combinação de muitas horas de sol forte, falta de chuva e de ar polar fazem o início da segunda quinzena de 2015 ficar especialmente quente.

No começo da tarde desta quinta-feira, 15, a temperatura atingiu os 40°C na cidade do Rio De Janeiro, como indicou a medição no Campos dos Afonsos, na zona oeste carioca. Às 14 horas, no sudeste do Pará, o aeroporto de Conceição do Araguaia e também o de Carolina, no sul do Maranhão, marcavam 41°C. Na tarde de 14 de outubro, a temperatura atingiu 43°C no aeroporto de Carolina. O aeroporto de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro, também registrou 41°C nesta quinta-feira. Às 14 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 40,7°C em Gurupi e em Paranã, cidades do Tocantins.

Embora sem alcançar a marca dos 40°C, temperaturas muito elevadas, entre 37°C e 39°C eram observadas por volta das 14h desta quinta-feira em 11 estados brasileiros.

 

Confira as maiores temperaturas já registradas no Brasil por órgãos oficiais de Meteorologia

 

 

 

 

Calor continua

O calor intenso vai se repetir nesta sexta-feira e próximo fim de semana ainda será muito quente. Até o domingo, 18 de outubro, recordes de calor poderão ser registrados em várias capitais do Centro-Oeste, do Sudeste, do Norte e do Nordeste.

No Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo, espera-se um alívio do calor extremo no fim de semana, com a entrada de ventos de origem polar. Uma frente fria passa pelo litoral da Região Sudeste, provocando aumento de nuvens, mas pouca chuva na Região.

 

 

 

Como aliviar os efeitos do calorão nosso corpo?

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

20mm / 67%

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%