Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio de Janeiro ainda tem calorão

15/10/2015 às 20:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/10/2015 às 09:36

Recorde de calor para 2015

O calor passou dos 40°C no Rio de Janeiro na tarde de quinta-feira, 15 outubro de 2015. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro na região da Marambaia, extremo oeste da cidade, marcou 42,1°C. Esta foi a maior temperatura no Rio de Janeiro em 2015 e também a mais elevada desde o dia 26 de dezembro de 2012, quando ocorreu a marca histórica de 43,2°C, a maior temperatura já medida no Rio por termômetros normatizados em 100 anos, desde 1915.

A região da Marambaia é um lugar isolado, distante quase 50 km do centro do Rio de Janeiro. Porém, os termômetros marcaram efetivamente 40°C na tarde de 15 de outubro de 2015 em vários bairros cariocas. Veja o mapa das temperaturas.

 

 

 

Ar polar à vista

A sexta-feira promete ser um dia de muito calor em todo o Estado do Rio de Janeiro. A temperatura pode superar novamente os 40°C na capital e também em outras cidades litorâneas e do norte fluminense. A elevação da temperatura deve ocorrer rapidamente até o início da tarde. Antes do fim da tarde, ventos do quadrante sul, de origem polar, devem chegar ao Rio de Janeiro e a temperatura terá um brusca queda.

Estes ventos podem chegar em fortes rajadas. A frente fria que traz o alívio do calor deve passar pelo Rio de Janeiro provocando muita nebulosidade, mas pouca chuva. O calor diminui bastante o fim de semana em todo o Estado do Rio, embora não haja previsão de chuva frequente e nem volumosa.

 

Atenção: a passagem de um forte ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e a província de Buenos Aires provoca ventos fortes e deixa o mar muito agitado na costa do Sul e do Sudeste no fim de semana. Há risco de ressaca.

 

Calor histórico

A temperatura registrada no Rio de Janeiro na tarde 15 de outubro de 2015 não foi o recorde absoluto de calor na capital fluminense, mas pode ser considerada uma marca histórica.

Pode-se dizer que a temperatura de 42,1°C desta quinta-feira está entre as 15 temperaturas mais elevadas já registradas na região da cidade do Rio de Janeiro em 100 anos, desde 1915.

Confira algumas das maiores temperaturas medidas no Rio de Janeiro pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Curiosidade: o mês de fevereiro de 2014 foi apelidado pelos cariocas de “fervereiro” por causa do calor extremo e persistente. A temperatura máxima atingiu marcas iguais ou maiores do que 40°C sete vezes e ficou abaixo de 35°C em apenas sete dias.

 

 

 

Reportagem especial: Califórnia à espera da chuva do El Niño 2015