Rio bate recorde de calor de primavera

16/10/2015 às 14:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/10/2015 às 22:08

Oferecimento
Ar polar baixa a temperatura no fim de semana

Pelo segundo dia consecutivo, o Rio De Janeiro bateu o recorde de calor para 2015 registrando mais de 42°C. A tarde de 16 de outubro de 2015 é agora a mais deste ano.  A temperatura chegou aos 42,8°C no bairro de Santa Cruz, na zona oeste da cidade do Rio.

O termômetro também passou dos 42°C nesta sexta-feira na região da Marambaia, onde a temperatura máxima foi de 42,4°C. Neste local, o Instituto Nacional de Meteorologia tem uma estação meteorológica automática, de consulta pública. A estação meteorológica automática da Vila Militar registrou 42,2°C, às 13 horas.

 

 

 

Calor histórico

Conforme informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tarde desta sexta-feira foi também a mais quente em um dia de primavera no Rio de Janeiro desde 1915, ano em que o Inmet  começou a fazer medições meteorológicas na capital fluminense.

A marca de 42,8°C de 16 de outubro de 2015 é também uma das 10 maiores temperaturas já registradas no Rio de Janeiro em 100 anos.

 

 

 

Vento polar para o aquecimento

Ventos das direções sudoeste e sul já podiam ser sentidos nas zonas oeste e sul da cidade do Rio de Janeiro por volta das 13 horas desta sexta-feira. Por serem de origem polar, estes ventos injetam o ar polar sobre o Rio, que se mistura com o ar muito quente que está sobre a cidade. Esta mistura faz com que a temperatura já não suba muito no decorrer da tarde.

Estes ventos frescos vão predominar no fim de semana aliviado o calor. Vai refrescar. Além da diminuição do calor, o Rio de Janeiro terá grande aumento da nebulosidade que vai diminuir a presença do sol forte. Há uma possibilidade de chuva no Grande Rio, e em outros locais do Estado do Rio, mas a chuva que ocorrer será rápida e fraca.

 

Atenção com o mar agitado no fim de semana

 

 

A chuva do El Niño pode acabar com a seca da Califórnia?

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%