Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais temporais no RS e em SC

20/10/2015 às 11:50
por Josélia Pegorim

Uma Linha de Instabilidade muito forte se formou sobre o Uruguai na noite de ontem e avançou sobre o Rio Grande do Sul espalhando temporais pelo sul do Estado. Em Bagé, choveu 82 mm em 4 horas, entre 6h e 10h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado em 24h (até 10h, Brasília) era de 103 mm. Rajadas de vento de até 76 km/h foram observadas antes da chuva intensa.

A imagem de satélite mostra as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) sobre o Uruguai, por volta das 2 horas da madrugada de 20 de outubro de 2015, que depois avançaram sobre o Rio Grande do Sul.

 

 

Por volta das 10 horas, parte desta Linha de Instabilidade já causava novas tempestades sobre a Grande Porto Alegre. O aeroporto Salgado Filho registrou uma rajada de até 65 km/h às 10 horas.

Esta linha de instabilidade está associada a uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul. Esta frente fria avança sobre o Sul nas próximas 48 horas

 

Guaíba pode subir de novo

As próximas 48 horas serão de muita atenção com o nível do lago Guaíba. Os principais rios que alimentam o Guaíba devem receber novamente um grande volume de chuva. Assim, o nível do lago deve ter uma nova elevação até o fim da semana.

 

 

Após alcançar a marca de 2,94 metros acima do nível médio normal no cais Mauá na tarde de 17 de outubro de 2015, o nível do Guaíba baixou quase 40 centímetros. Às 10h54 desta terça-feira, 20, o nível estava em 2,55 metros acima do normal.

 

A imagem mostra o nível do lago Guaíba entre 7h15 e 10h54 de 20/10/15 (Fonte: CEIC - Prefeitura de Porto Alegre)

 

 

A previsão é de que chova de forma generalizada sobre o nordeste do Rio Grande do Sul até a quinta-feira, 22 de outubro. Na região da Grande Porto Alegre, a chuva ainda deve ser constante nesta quarta-feira, mas não há expectativa de temporais. Porém, a região serrana do Rio Grande do Sul ainda deve ter muita chuva nos dias 21 e 22 de outubro. A chuva deve diminuir bastante na sexta-feira, quando só deve chuviscar sobre a região serrana.

O fim de semana deve ser com baixa temperatura e muitas nuvens na Grande Porto Alegre, mas sem previsão de chuva.