MG volta a ter temporais

22/10/2015 às 23:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Muriaé: quase 100 mm em 3h

Temporais em Minas Gerais

Há muito tempo não se via tantas nuvens e nem tão carregadas como as que se espalharam sobre Minas Gerais na tarde e noite desta quinta-feira, 22 de outubro. As pancadas ocorreram em muitos lugares do Triângulo, do Sul de Minas e da Zona da Mata. A chuva veio forte e com ventania. Por volta das 21 horas, as imagens de satélite mostravam que as nuvens carregadas se aproximavam da região do vale do rio Doce. Caratinga e Manhuaçu tiveram chuva forte entre 20h e 21h.

 

Em Muriaé, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 65 mm de chuva entre 19h e 20h, o que é um volume de chuva extremamente elevado e com potencial para provocar alagamento instantâneo. No período de entre 18h e 21h choveu 91,2 mm. A média de chuva para esta região em outubro varia de 100 a 150 mm. Até 21 horas, este era o segundo maior volume de chuva acumulado durante a quinta-feira, 22, dentre os 465 locais de medição do Instituto Nacional de Meteorologia, superado apenas pelo volume de chuva de Rio do Campo, em Santa Catarina, que somava 151,6 mm entre 1h e 21h.

Choveu muito forte também em Caldas, no Sul de Minas. O acumulado entre 13h e 21h desta quinta-feira foi de 67,8 m. Deste total, 30 mm caíram em apenas 1 hora. Cidades da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro também registraram chuva forte e rajadas de vento.

 

Manchas vermelhas na imagem de satélite representam nuvens com potencial para tempestade.

 

 

Fim de semana com chuva

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil no fim de semana e vai causar uma revolução na atmosfera. Minas Gerais e toda a Região Sudeste terão vários dias com chuva. A chuva não acaba com a seca, mas alivia o calor extremo. Confira as informações!

 

 

 

 

Belo Horizonte bate o recorde de calor histórico e registra a maior temperatura em 105 anos

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

16°
min

25°
max

5mm / 90%