Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte para o Cantareira

30/10/2015 às 11:50
por Josélia Pegorim

Os mananciais que abastecem a Grande São Paulo devem ser beneficiados com chuva volumosa durante o fim de semana prolongado pelo dia de Finados, 2 de novembro. A chuva deve vir com grandes áreas de instabilidade que se desenvolvem no fim de semana entre o Paraguai, o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul vai ajudar a formar e a intensificar estas áreas de instabilidade.

 

 

As pancadas de chuva devem começar já neste sábado, mas a chuva mais volumosa está sendo esperada entre segunda e a quarta-feira, 4 de novembro. A chuva poderá cair forte sobre todos os mananciais.

Para o sistema Cantareira, desenhado em roxo nos mapas abaixo, a estimativa feita por modelos de simulação de chuva indicam um volume de chuva de 100 a 150 mm até o dia 5 de novembro. Se a previsão se confirmar, o Cantareira poderá ter em seis dias mais chuva do que a média normal para a outubro, que é de aproximadamente 129 mm e também quase todo o volume médio considerado para novembro de 2014, que foi de 161,2 mm.

 

 

Na manhã de 30 de outubro de 2015, segundo a Sabesp, quase todos os mananciais que abastecem a Grande São Paulo tiveram queda no nível de armazenamento. O nível do Cantareira ficou estável nas últimas 24 horas, em 13,2% em relação ao volume útil e sem contar a reserva técnica. Considerando o volume armazenado total em relação ao volume útil, o nível do Cantareira estava em 16%.

 

 

Na manhã de 30 de outubro de 2015, segundo a Sabesp, o Cantareira tinha recebido 116,5 mm para a uma média de 128,5 mm. Em 2014, o volume de chuva acumulado de 1 a 30 de outubro foi de apenas 42,5 mm.