Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recorde de calor em Macapá (AP)

30/10/2015 às 21:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/10/2015 às 21:51

Mais um recorde de calor em uma capital brasileira foi observado neste final outubro, para aumentar a coleção de temperaturas altas e extremas deste mês. A tarde da sexta-feira, 30 de outubro, foi a mais tarde de 2015 em Macapá, capital do Amapá. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 36,2°C às 15 horas (de Brasília), valor que poderá até aumentar na leitura regular da temperatura máxima que é feita às 22 horas (Brasília).

A temperatura registrada em Macapá foi a maior na capital do Amapá em 2015 e também a mais elevada desde 28 de outubro de 2010, quando a temperatura máxima foi 36,5°C. No período de 1961 até agora, a maior temperatura em Macapá foi de 39,6°C no dia 10 de novembro de 1987.

 

Curiosidade sobre Macapá

Você sabia que Macapá é a única capital Brasileira que fica dividida ente os dois hemisférios? A Linha do Equador terrestre passa sobre Macapá. O local é marcado por um monumento, o Marco Zero, um dos atrativos turísticos da cidade.

 

 

 

Na escala anual, outubro é o mês mais quente e o mais seco em Macapá. O mês deve terminar sem registro de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia não registrou chuva desde o início do mês e não há expectativa de chuva para sábado.

 

Confira a previsão para a Região Norte

 

 

 

Tempestade no Tocantins

O estado do Tocantins teve tempestades nesta sexta-feira. Na capital, Palmas choveu 53 mm em 3 horas. Dianópolis acumulou quase 44 mm e em Campos lindos choveu 30 mm. As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia na sexta-feira, 30 de outubro.

Todas as capitais a Região Norte devem terminar outubro com chuva abaixo da média. A maior anomalia é em Macapá, onde não choveu até o dia 30 e a média é de aproximadamente 35 mm.

Para curtir a noite de Halloween