Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cantareira terá mais chuva

03/11/2015 às 14:36
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/11/2015 às 14:54

As áreas de instabilidade que persistem sobre parte da Região Sudeste desde o fim da semana passada provocam chuva também sobre os rios e represas que compõem o Sistema Cantareira e os demais mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

Entre a manhã do dia 2 e a manhã do dia 3 de novembro de 2015 voltou a chover sobre todos os mananciais. Os volumes acumulados variaram de 23,6 mm sobre o Cantareira a 5,4 mm sobre o Alto Cotia, segundo informação da Sabesp.

 

Quase todos os mananciais tiveram elevação do nível de armazenamento de água nas últimas 24 horas. Apenas o Rio Claro teve queda de 0,1%. Nos primeiros três dias de novembro, o Cantareira recebeu 46,8 mm de chuva, o que corresponde a 29% da média de chuva para este mês que é de 160,1 mm. Entre os dias 21 e 24 de outubro também choveu forte sobre o Cantareira. O nível do Cantareira na manhã de 3 de novembro estava em 12,9% abaixo do nível mínimo do volume útil (água do volume morto) e em 16,4% considerando a agua do volume morto.

 

 

A chuva recente ainda esteja muito abaixo do necessário para que o Cantareira volte a operar apenas com a água do volume útil. Mas o cenário meteorológico atual é muito mais favorável à chuva do que no ano passado. A previsão é de que a chuva continue frequente sobre o Cantareira. Até por volta do dia 9, há grande possibilidade de chover forte várias vezes sobre todos os rios que abastecem o Cantareira. Entre os dias 10 e 17 de outubro, a chuva diminui, mas não para completamente.