Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O anel de cristal de Teresina

05/11/2015 às 22:45
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/11/2015 às 10:50

A população de Teresina, capital do Piauí, e da vizinha Timon, no Maranhão foram surpreendidas na quinta-feira, 5 de novembro, por um dos mais bonitos fenômenos ópticos que ocorrem na atmosfera: o halo solar. Ao olharmos para o sol vemos um anel colorido parecido com um arco-íris. Um anel de cristal, como poeticamente descreveu e fotografou Ozéas Neves, em Teresina.

 

 

 

Mas Vitor Sávio, que estava em Timon, e Bruna Andrade, que estava no Piauí, também perceberam aquele curioso anel ao redor do sol e clicaram. O que será?

 

O halo solar é um dos fenômenos decorrentes da interação da luz do sol com as nuvens que são chamados de fenômenos ópticos. O halo solar pode se formar somente e o sol estiver envolvido por nuvens altas denominadas cirrustratus. Estas nuvens são muito finas e brancas e quando se espalham pelo céu parecem um lençol fino e transparente.

 

 

   

 

 

Os cirrus são um dos 10 tipos básicos de nuvens. Conheças as outras!

 

Os círculos coloridos ao redor do sol só conseguem se formar porque estas nuvens são compostas basicamente de pequeninos cristais de gelo em forma prismática. Quando a luz do sol encontra a camada de nuvens cirrustratus, os cristais de gelo funcionam como primas e separam a luz branca em diversas cores. Dentro dos pequeninos cristais ocorrem várias reflexões da luz.

Quando um halo solar se forma em lugar, tenha certeza que nuvens cirrustratus estão no céu. Mas a presença deste tipo de nuvem não garante que o halo vai se formar.

Curiosidade: se um lençol de nuvens cirrustratus envolver a lua cheia, pode ocorrer o halo lunar.

 

Como o El Niño diminui a chuva sobre  o Nordeste?

 

Tempos seco predomina no Nordeste

As nuvens altas que apareceram sobre o Maranhão e sobre o Piauí foram formadas pelos fortes ventos de um VCAN, um vórtice ciclônico (ar girando no sentido horário) em altitudes elevadas (em torno de 10 mil metros) da atmosfera. O VCAN seca o ar e afasta a chuva.

 

Confira a previsão para a Região Nordeste

 

Na sequência de imagens de satélite,  repare como as nuvens sobre o Maranhão e o Piauí fazem um movimento no sentido horário (da esquerda para a direita). Este movimento acompanha o giro dos ventos do VCAN que está há 10 mil metros de altura. O centro do VCAN está agora sobre o Tocantins .

 

 

Existem nuvens raras! Veja algumas.