Calorão continua no Nordeste e norte de MG

06/11/2015 às 23:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/11/2015 às 23:26

Oferecimento
Ibotirama (BA) registra mais de 42°C

O calor aumentou na tarde de 6 de novembro em várias áreas do Nordeste e também do norte de Minas Gerais. Cidades da Bahia, Piauí, Pernambuco, Maranhão registram 40°C ou mais, pela medição nas estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.

No dia 5 de novembro, 7 cidades tiveram temperaturas máximas iguais ou maiores do que 40°C, mas nesta sexta-feira, 6, foram 21 cidades com esta condição. Mas muitas outras localidades do Nordeste e do norte mineiro registram calor de 38°C a ligeiramente abaixo de 40°C. No Ceará, o aeroporto de Juazeiro do Norte registrou 40°C.

 

A maior temperatura no país, na medição automática do Inmet, foi Ibotirama, na Bahia, com 42,4°C. Esta temperatura está entre as 20 mais elevadas já registradas oficialmente no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura no país até de 44,7°C e ocorreu em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.

Confira as temperaturas medidas pelo Inmet nos dias 5 e 6 de novembro de 2015.

 

 

 

O calor ainda será intenso no fim de semana no Nordeste e também no norte de Minas Gerais. O Espírito Santo também tende a esquentar. Além da pouca nebulosidade, a chance de chuva é baixa. O calor em torno dos 40°C também será sentido nestas regiões no começo da próxima semana.

Há expectativa da chegada de uma frente fria ao norte de Minas Gerais e a Bahia no começo da segunda quinzena de novembro. Esta frente fria teria força para provocar chuva por alguns dias.