Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor aumenta em São Paulo nesta 3ª F

16/11/2015 às 15:45
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/11/2015 às 16:26

Mais calor

O excesso de nebulosidade e a presença de uma fraca massa de ar polar ao largo do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil deixaram São Paulo com temperatura amena nesta segunda-feira. Por volta das 15 horas, os termômetros em geral não passavam dos 25°C.

Mas não é este padrão de temperatura que vai predominar no decorrer da semana. A tendência é de grande aquecimento já partir desta terça-feira. A diminuição da nebulosidade vai fazer com que o sol volte a aparecer forte e os ventos quentes voltam a soprar sobre a região da capital paulista.

São Paulo vai esquentar rapidamente e a temperatura vai passar dos 30°C nas próximas tardes até a chegada de uma frente fria prevista para a sexta-feira. Até lá além do calor, o paulistano também vai conviver com as pancadas de chuva que podem ser fortes em alguns dias.

 

 

Chuva de novembro na média

Novembro tem dado a São Paulo chuvas mais frequentes e alguns temporais. Resultado pode ser visto no acumulado da chuva que já alcançou a média histórica do mês. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, de 1 a 16 de novembro choveu 149,1 mm, sendo que a média histórica é de aproximadamente 146 mm. Em novembro de 2014, em 30 dias, choveu de 117,5 mm.

Novembro de 2015 já é o novembro com maior volume de chuva nos últimos seis anos, desde 2009, quando choveu 177,3 mm em 30 dias. Porém, é possível que novembro de 2015 supere esta marca. Há previsão de mais chuva para a segunda quinzena do mês. As pancadas de chuva vão continuar frequentes e podem ser fortes em alguns dias. Uma frente fria chega ao litoral paulista na sexta-feira e vai colaborara para aumentar as condições para chuva.