Mais chuva para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste

16/11/2015 às 17:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a chuva no Brasil para 15 dias

As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão privilegiadas com grandes volumes de chuva nos próximos 15 dias. A passagem de frentes frias, o calor e a maior disponibilidade de umidade no ar que já se observa em grande parte do Brasil vão favorecer a formação de nuvens carregadas e de áreas de instabilidade que vão provocar muitas pancadas de chuva.

 

 

Até o fim desta semana, a presença de um forte sistema de baixa pressão atmosférica e a passagem de uma frente fria espalham temporais sobre Sul. Várias áreas na porção oeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e norte do Paraná podem acumular de 100 a 200 mm de chuva nos próximos 5 dias.

No Nordeste, a passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia neste início de semana estimula a ocorrência de chuva em muitas áreas do estado, em parte do Maranhão e do Piauí. Mas o tempo seco volta a predominar no Nordeste no fim da semana. A tendência é de que o ar fique mais seco e quente novamente na próxima semana.

No Sudeste e no Centro-Oeste, as pancadas de chuva serão frequentes especialmente por causa do calor e da umidade do ar elevada, mas a passagem de frentes frias pelo litoral do Sudeste e a baixa pressão no Paraguai ajudam a formar mais nuvens de chuva sobre o Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Não há previsão de nenhum fenômeno especial que estimule a chuva na Região Norte nos próximos dias. Basicamente o calor e a umidade do ar elevada vão provocar pancadas de chuva em pequenas áreas.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta a distribuição da chuva sobre o Brasil para os próximos 15 dias.