Vento passa de 100 km/h em Brasília

17/11/2015 às 18:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana segue com temporais no CO

Temporal em Brasília

Um violento temporal ocorreu na tarde desta terça-feira sobre Brasília causando muita chuva e ventania em algumas regiões da cidade. Nuvens muito carregadas passaram sobre o aeroporto internacional Juscelino Kubitschek e provocaram uma rajada de vento com 103 km/h. A ventania foi registrada às 16h15. A chuva intensa causou repentina redução da visibilidade que chegou a ser de apenas 400 mm no pior momento do temporal.

 

 

As imagens do radar meteorológico de Gama, operado pela Aeronáutica mostram a área de chuva forte (em vermelho) sobre Brasília no momento em ocorreu a ventania.

 

 

A ampliação da imagem mostra que a parte mais intensa da área de chuva passou exatamente sobre Brasília.

 

 

 

 

Calor e pancadas de chuva no Centro-Oeste

As nuvens que provocaram a tempestade desta segunda-feira sobre Brasília se formaram em reposta ao calor e a grande disponibilidade de umidade no ar. O tempo de seca já passou e as pancadas de chuva estão ocorrendo com frequência, embora de forma muito irregular. Não chove todos os dias em todos os lugares, mas muitas vezes a chuva cai forte embora em pequenas áreas.

Esta situação vai continuar sendo observada no decorrer da semana. As pancadas de chuva acontecem em geral à tarde e à noite no Distrito Federal e em todos os Estados do Centro-Oeste. Há risco de temporais.

Em Mato Grosso do Sul, a chuva é mais frequente por causa da influência de áreas de instabilidade que se formam sobre o Paraguai.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%