Chuva mais intensa no BR caiu em MS e em GO

24/11/2015 às 13:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Amambaí (MS): 90 mm em 3h. Pires do Rio: 110 mm em 24h

Os temporais não param no sul e no leste de Mato Grosso do Sul. Nuvens muito carregadas voltaram a se formar sobre o Paraguai e avançaram para o Mato Grosso do Sul provocando mais temporais. Nas imagens de satélite, estas nuvens aparecem como manchas amarelas e vermelhas, que representam um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus que provocam os temporais.

 

 

Em Amambaí, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 90,0 mm em 3 horas, entre 6 e 9 horas da manhã da terça-feira, 24 de novembro de 2015.

Em Três Lagoas, no leste de Mato Grosso do Sul, a chuva começou forte por volta do meio-dia. Entre 12 e 13 horas choveu 23,2 mm

 

GO e MS registram maiores volumes de chuva no Brasil

Fortes áreas de instabilidade cresceram sobre os estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul entre os dias 23 e 24 de novembro. Chuvas extremamente fortes ocorrem nos dois estados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no período entre 10 horas do dia 23 e 10 horas do dia 24 de novembro, os dois estados registraram os maiores volumes de chuva no Brasil.

Em Pires do Rio (GO) choveu 110,8 mm neste período, um pouco mais do que a metade da média de chuva normal para novembro que é de aproximadamente 200 mm.

 

Previsão para a Região Centro-Oeste

 

 

Mais chuva

Estas fortes áreas de instabilidade vão continuar se formando nos próximos dias especialmente sobre o centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, sobre Goiás e sobre o Distrito Federal. O estado de Mato Grosso está tendo maior influência de um sistema de alta pressão atmosférica que dificulta a formação e permanência dos grandes aglomerados de nuvens carregadas.