Norte continua com muita fumaça

01/12/2015 às 15:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Falta de chuva mantém focos de fogo

Muita fumaça no Norte e Nordeste

Muitos aeroportos dos Pará e do Maranhão e das capitais Manaus (Amazonas) e Macapá (Amapá) registravam redução da visibilidade nesta terça-feira, 1 de dezembro, por causa da presença de fumaça. Às 14 horas, pelas informações da Aeronáutica, a pior situação era em Tucuruí, no nordeste do Pará, onde a visibilidade era de apenas 1 km. Mas na região de Carajás a visibilidade chegou a baixar para apenas 900 metros no setor leste do aeroporto. Além destes locais, os aeroportos de Itaituba, Marabá, Altamira, Jacareacanga e Santarém, todos no Pará, o de Manaus, capital do Amazonas e o de Carolina, no sul do Maranhão também estavam com visibilidade parcialmente comprometida por causa da fumaça.

Em Macapá, capital do Amapá, a visibilidade no aeroporto era total por volta das 14 horas, mas a segunda quinzena de novembro teve vários dias com problemas por causa da fumaça. Pelo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o número de focos de fogo o Amapá em novembro de 2015 foi de 1295, contra 484 em novembro de 2014. A quantidade de focos de fogo mais que dobrou.

 

Nas imagens de satélite, os pontos vermelhos representam focos de fogo.

 

 

 

 

Os problemas de redução de visibilidade em muitos dos aeroportos foi frequente no mês de novembro. Em Manaus,  o excesso de fumaça sobre a cidade obrigou a hospitalização de várias pessoas. No Pará, o número de focos de fogo em novembro de 2015 também aumentou em relação ao ano passado. Foram 9376 em novembro de 2015 e 7767 em novembro de 2014.

 

 

Parte do aumento de focos de fogo em 2015 pode ser atribuída à chuva abaixo da média. Novembro normalmente ainda é época de pouca chuva no Amapá, na maior parte do Pará, no norte do Amazonas e Roraima, mas este ano choveu muito menos do que a média.

 

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva na Região Norte. Os tons de marrom indicam chuva abaixo da média. Os tons de azul representam mais chuva do que o normal.

 

 

 

 

Nas capitais da Região Norte, a chuva de novembro de 2015 foi acima do normal apenas em Rio Branco, capital do Acre. Todas as outras capitais fecharam o mês com chuva abaixo da média. Em Macapá não houve registro de chuva. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

No decorrer desta semana, há condições para pancadas de chuva no Norte, mas a chuva ainda vai ocorrer de forma muito irregular e em pequenas áreas.

 

CIDADES RELACIONADAS

Manaus - AM

25°
min

32°
max

30mm / 90%

Macapá - AP

25°
min

32°
max

25mm / 67%