Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Fumaça está muito densa no Norte

02/12/2015 às 14:54
por Josélia Pegorim

Calor em torno dos 40°C e muita fumaça no ar. Este é o cenário que se observava novamente sobre muitas áreas do Amazonas, do Pará e do Maranhão nesta quarta-feira. A falta de chuva tem ajudado a manter e a aumentar o elevado número de focos de fogo nestes estados. A densa fumaça que pairava no ar prejudicava a visibilidade em muitos aeroportos.

Às 14 horas, no Estado do Pará, pelas informações da Aeronáutica, a fumaça reduzia a visibilidade nos aeroportos de Marabá, Tucuruí, Carajás, Itaituba e Jacareacanga. A pior situação era em Marabá, onde a visibilidade era de apenas 700 metros. A temperatura no local era de 32°C.

No Amazonas, o aeroporto internacional Eduardo Gomes, de Manaus estava com visibilidade reduzida para 3500 metros também por causa da densa fumaça.

No Maranhão, a fumaça restringia a visibilidade nos aeroportos de Imperatriz e de Carolina. A temperatura em Carolina era de 38°C.

A imagem de satélite das 14 horas de 2 de dezembro de 2015 mostra pouca nebulosidade sobre quase toda a Região Norte e sobre o Nordeste. Os de marrom indicam ausência de nuvens ou pouca nebulosidade.

 

 

 

Pancadas de chuva poderão ocorrer nos próximos dias em vários locais do Pará, do Maranhão e na região de Manaus, mas a chuva deve ser em pequenas áreas, com pouco efeito sobre os focos de fogo.