Sudeste tem mais chuva no fim de semana

04/12/2015 às 22:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor de quase 40°C no norte de MG

A primeira semana de dezembro foi marcada por eventos de chuva forte nos quatro estados da Região Sudeste. Cidades do leste e centro-oeste de Minas Gerais, do norte do Rio De Janeiro e de São Paulo foram alagadas pela chuva volumosa.

 

 

 

Chuva forte em Cachoeiro de Itapimirim (ES)

 

 

 

 

 

Em Ituverava, no  norte de São Paulo, choveu cerca de 80 mm entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2015. Na região de Formiga (MG) foram 84 mm no mesmo período.

 

 

Os temporais vão continuar no fim de semana. O ar quente e úmido que está espalhado sobre o Sudeste e a chegada de uma frente fria vão favorecer a formação de nuvens carregadas por toda a Região. Mas as pancadas de chuva em geral em pequenas áreas, mas podem ser fortes.

Em São Paulo, o risco de chuva forte já aumenta neste sábado com achegada da frente fria ao litoral paulista e a proximidade com uma área de baixa pressão atmosférica que se intensifica entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul.

 

 

No domingo, o risco de fortes pancadas de chuva é alto em todos os estados. A frente fria avança pelo mar e chega ao litoral do Espírito Santo devendo permanecer próxima do litoral capixaba pelo menos até terça-feira. A segunda semana de dezembro será parecida com a primeira: muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes na maior parte do Sudeste.

 

 

Calor

O ar continua abafado no Sudeste, mesmo com a chuva. A sensação será de calor. O norte mineiro ainda terá temperaturas muito elevadas no fim de semana, próximas dos 40°C. Nesta sexta-feira, a temperatura chegou aos 30,7°C em Itaobim e a 39,2°C em Almenara.

Mas nas regiões próximas ao litoral, como leste de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro, o calor volta a diminuir na segunda-feira com o excesso de nuvens, chuva e ventos de origem polar.

 

 

O verão de 2016 será com calor extremo?

 

O que esperar da chuva no verão de 2016?

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%