Cantareira rumo ao volume útil

11/12/2015 às 14:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em 11 dias nível subiu cerca de 3%

O nível de armazenamento de água do Sistema Cantareira teve nova elevação nas últimas 24 horas, mesmo sem ter chovido forte ou de forma generalizada. Segundo a Sabesp, o nível do de 0,2% a 0,3% entre os dias 10 e 11 de dezembro.

O Cantareira ainda opera com água do volume morto (volume de água “negativo”, abaixo do limite mínimo do nível do volume útil), mas a diferença vem diminuindo dia a dia. As chuvas de novembro 2015 possibilitaram um aumento médio de 3,4% ao longo do mês. Foi o novembro com mais chuva em 6 anos. A chuva dos 11 primeiros dias de dezembro já rendeu um aumento médio porcentual de 3,3%.

 

 

Observação: Este índice “negativo” é a porcentagem do volume armazenado sem a reserva técnica, em relação ao volume útil.

A Sabesp começou a divulgar este índice em 16 de abril de 2015. Em 6 de setembro de 2015, este índice alcançou seu menor valor que foi de 14,3% negativos. A partir daí, com as pancadas de chuva voltando a ocorrer com maior frequência, o nível foi subindo. Nestes últimos três meses, este índice teve quedas e elevações, mas nunca mais atingiu uma marca tão baixa como em setembro.

 

A previsão é de que mais pancadas de chuva ocorram sobre o Cantareira até o fim da primeira quinzena de dezembro. Algumas podem ser fortes. Porém, pelo menos o começo da segunda quinzena do mês será com pouca chuva.