Chuva no Nordeste

17/12/2015 às 11:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
VCAN e ZCIT atuam na região

A aparência do céu teve uma grande mudança nas últimas 24 horas em várias áreas do Nordeste. As maiores transformações ocorreram sobre a Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Grandes nuvens voltaram a se formar provocando chuva, trovões e escondendo o sol forte.

 

 

 

A mudança no tempo foi o resultado da influência de um vórtice ciclônico em alto níveis atmosféricos ( VCAN a 10 km de altitude) e a aproximação das áreas de instabilidade da Zona da Convergência Intertropical. Os dois sistemas mudaram a circulação dos ventos sobre o Nordeste favorecendo o aumento da umidade para a formação das nuvens.

As pancadas de chuva começaram a ocorrer durante a quarta-feira e prosseguiam na manhã desta quinta-feira. Na manhã desta quinta-feira, 17, a Funceme, do Ceará, registrou um acumulado de até 32 mm na da região de Palmácia.

Confira alguns volumes observados pelo Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

 

 

 

Há condições para mais pancadas de chuva pelo menos até a próxima terça-feira, 22 de dezembro, mas a chuva não será generalizada. A chuva que ocorrer será em pequenas áreas e em geral com fraca a moderada intensidade, mas há condições para ocorrência de raios no interior dos estados.

 

 

 

As mudanças no céu foram registradas por várias pessoas e compartilhadas com a Climatempo.