Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Vento passa de 120 km/h na Grande Porto Alegre

18/12/2015 às 11:24
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/12/2015 às 15:02

Os temporais se espalham sobre o Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira e por volta das 14 já atingiam a Grande Porto Alegre. Além da chuva forte, a ventania assustava. No aeroporto internacional Salgado Filho, uma rajada chegou aos 70 km/h às 14h30. Mas em Canoas, na Grande Porto Alegre, uma rajada chegou aos 125 km/h às 14h35.

O internauta Cristian fotografou as nuvens pesadas chegando a Canoas.

 

 

Nuvens muito carregadas continuam se formando entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina provocando temporais. Chuvas muito volumosas voltaram a ser observadas sobre a fronteira do Rio Grane do Sul com o Uruguai. Entre 10 horas de quinta e 10 horas desta sexta-feira, 18, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 138,2 mm sobre Quaraí. No mesmo período choveu 97,6 mm sobre Bagé. Uruguaiana acumulou 63,6 mm.

 

 

Temporais continuam

A situação no Sul é de alerta para mais temporais no decorrer da sexta-feira e também no fim de semana. A combinação de baixa pressão do ar sobre o Paraguai e o norte da Argentina, com o fluxo de ar quente vindo do Norte para i Sul do Brasil e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região nas próximas 24 horas vão estimular o crescimento de muitas nuvens carregadas sobre todos os estados.

A população deve ficar atenta não só para a chuva intensa em pouco tempo, que pode causar alagamentos repentinos, como ventanias e queda de granizo. Na fronteira com o Uruguai, a chuva para e o sol reaparece neste sábado. As demais áreas do Sul ficam sujeitas a temporais.

De 100 mm a 200 mm  chuva devem ser acumulados em muitas áreas do Sul nos próximos cinco dias.