Temporais continuam no Rio Grande do Sul

23/12/2015 às 11:10
por César Soares

Atualizado 23/12/2015 às 11:30

Oferecimento
Mais de 400 famílias estão desalojadas

Os temporais continuam sobre o Estado do Rio Grande do Sul na quarta-feira. Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver o avanço de diversas nuvens carregadas que provocam grandes volumes acumulados de chuva e muitos raios.

 

Clique na imagem e acompanhe o satélite para todo o Brasil

 

Nos tons em amarelo e vermelho há a formação de grandes nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) que são capazes de provocar chuva forte, temporais e muitos raios. A formação de Cb é muito comum durante os meses de verão devido a atmosfera que está muito aquecida e a presença de muita umidade. O Verão 2015/2016 também tem a presença do fenômeno climático El Niño que favorece a presença de muita chuva sobre a Região Sul do Brasil.

Segundo informações do INMET choveu mais de 140mm em Caçapava do Sul. A defesa civil local informa que 443 famílias desalojadas.

 

Mais chuva no Sul do Brasil

A chuva vai continuar sobre a Região Sul do Brasil na quinta-feira (24). Isso se deve ao avanço de uma frente fria que consegue organizar muitas áreas de instabilidade vindas do oeste, são esperados grandes volumes de chuva acumulados.

Os volumes acumulados de chuva devem diminuir um pouco sobre o Estado gaúcho na sexta-feira (25), mas há previsão de temporais para o leste catarinense devido a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa. Esse sistema de baixa pressão se intensifica no sábado (26) e há previsão de temporais no Vale do Itajaí, Florianópolis, leste de Santa Catarina, leste do Paraná e Curitiba.

 

Veja também: 

 

- Mais temporais no canteiro de obras, verão se aproxima

- [eBook] O perigo dos sistemas severos na construção civil

- El Niño pode aumentar a ocorrência de raios no verão

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%