Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio Grande do Sul vai esquentar!

26/12/2015 às 13:15
por Michele Fernandes

Os últimos dias têm sido muito instáveis sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas fortes e volumosas na maior parte do Estado. No entanto, os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na véspera do Natal já não devem se repetir na maior parte do Estado nos próximos dias. 

 

Desde a última sexta-feira (25), as áreas de instabilidade já começaram a perder força sobre o Rio Grande do Sul e a chuva voltou a acontecer de forma irregular sobre o Estado.

 

Embora a chuva volte a acontecer de forma isolada nos próximos dias, em algumas áreas do Rio Grande do Sul ainda pode chover forte entre quarta-feira e quinta-feira, principalmente. Entre a região da Fronteira Oeste e Missões, são esperados grandes acumulados de chuva ao longo da quarta-feira. Na quinta-feira, véspera de Ano Novo, instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o Estado, vão provocar chuva forte entre a região Central, Campanha, sul e leste gaúchos.

 

Até quarta-feira, portanto, não há risco para temporais generalizados no Estado. Desta forma, com mais horas seguidas de sol forte, a temperatura vai disparar e o Rio Grande do Sul terá dias de calor intenso.

 

Como é possível verificar no mapa de temperatura média máxima entre os dias 27 e 31 de Dezembro, as maiores temperaturas serão registradas entre a região da Campanha, Central e Fronteira Oeste, onde - de maneira geral - as temperaturas devem variar entre 32 e 36°C. Nas outras áreas, as temperaturas variam entre 28 e 32 °C.

 

 

Já na imagem a seguir, é possível verificar que os maiores acumulados de chuva nos próximos cinco dias vão ficar concentrados no Paraná, leste de Mato Grosso do Sul, maior parte de São Paulo e sul e oeste mineiros, por isso os temporais devem dar uma trégua ao Estado.