Mais tempestades sobre o Sul do Brasil

28/12/2015 às 22:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/12/2015 às 10:29

Oferecimento
S. Luiz Gonzaga (RS) acumula quase 600 mm este mês

A chuva não deu trégua ao Sul do Brasil em dezembro e volume de chuva acumulado no mês já superou muito a média normal em praticamente toda a Região.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) de chuva para a Região Sul em dezembro de 2015, considerando o volume de chuva acumulado em 27 dias. Os tons de azul representam chuva acima da média histórica. Em São Luiz Gonzaga, que está dentro da área azul escuro no oeste do Rio Grande do Sul, choveu cerca de 590 mm, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia. A média normal de chuva em dezembro é de aproximadamente 155 mm. Já choveu quase quatro vezes mais do que o normal.

 

 

Em Curitiba o total de chuva em 28 dias estava em aproximadamente 236 mm. Este está sendo o dezembro mais chuvoso desde 2012 quando choveu 254,6 mm. Mas este valor pode ser superado, pois os temporais vão continuar sobre o Sul nos próximos dias.

 

Baixa pressão atmosférica

Um forte sistema de baixa pressão atmosférica continua ativo sobre o norte da Argentina nos próximos dias e vai gerar muitas nuvens carregadas que se espalham sobre o norte argentino, sobre o Paraguai e sobre o Sul do Brasil. Assim como na Região Sul do Brasil, o excesso de chuva provocado pelo El Niño ao longo da primavera e no início deste verão já deixou milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas por causa da cheia dos rios. O rio Uruguai, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com a Argentina teve seu quinto pico de cheia neste ano na época do Natal.

No decorrer da semana, muitas nuvens carregadas vão passar sobre o Sul provocando temporais nos três estados.

 

 

O mapa mostra a estimativa de chuva prevista até 2 de janeiro de 2016. Os tons de verde representam os maiores volumes que podem superar 100 mm acumulados no período de 5 dias.

 

 

 

Confira o alerta da meteorologista Josélia Pegorim

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

32°
max

15mm / 90%

Curitiba - PR

17°
min

21°
max

5mm / 90%