Rio 40°C para fechar 2015 em fogo alto

30/12/2015 às 15:08
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/12/2015 às 20:44

Oferecimento
Confira a previsão especial para a virada

Calor de 40°C

A temperatura máxima na cidade do Rio De Janeiro alcançou 40,4°C na última quarta-feira de 2015. A marca foi observada na Marambaia, região no oeste da cidade, bastante afasta do centro.Esta foi a quarta este ano que a cidade do Rio teve calor em torno dos 40°C. Confira os extremos de 2015.

 

 

Mas o calor muito próximo dos 40°C foi sentido por toda a cidade. Os aeroportos Santos Dumont (zona central) e Jacarepaguá (zona oeste) registraram 38°C. Nos aeroportos Tom Jobim (zona norte) e na base militar em Santa Cruz (zona oeste), a temperatura chegou aos 37°C.

A umidade relativa do ar baixa evitou  que a sensação térmica atingisse valores extremos na maior parte do dia. O Santos Dumont tinha 53% de umidade às 14 horas e o aeroporto Jacarepaguá, 33%.

 

Por volta das 14 horas da quarta-feira 30 de dezembro, cidades do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, estavam entre as 10 mais quentes do Brasil neste horário, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O sol forte, a falta de ar polar de chuva regular nos últimos dias justificam as altas temperaturas observadas.

Na região dos Lagos, a temperatura chegava aos 38°C, às 14 horas. No mesmo horário, o calor chegava até 38,6°C em Silva Jardim segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Fim de ano quente

O calorão de 40°C ainda será sentido por cariocas e fluminenses no último dia de 2015. Nas horas mais quentes da tarde, os termômetros vão variar de 34°C a 38°C na maior parte do estado. Até as cidades serranas mais frias poderão chegar aos 30°C.
Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura pode chegar novamente aos 40°C

 

Com todo esse calor e a proximidade com áreas de instabilidade que crescem em São Paulo e em parte de Minas Gerais, não se pode descartar a ocorrência de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite do dia 31 de dezembro de 2015. Mas a chuva não vai refrescar muito e nem será para todos. A sensação de calor vai persistir mesmo durante a noite.

 

Virada sem chuva em Copacabana

As pancadas de chuva previstas para a noite de 31 de dezembro não devem ser generalizadas sobre o Grande Rio e nem devem se prolongar até a hora da virada para 2016. A previsão é de que o tempo fique seco e abafado na festa da virada para 2016 na região na cidade do Rio de Janeiro, inclusive na praia de Copacabana.

A chuva do começo da noite pode vir com raios e fortes rajadas de vento, mas depois a instabilidade, o vento deve se manter fraco a moderado. Outra situação favorável para a festa em Copacabana é que o mar deve ficar calmo, com ondas de no máximo meio metro. Isto será bom para as balsas de fogos de artifício que ficam sobre o mar e também para quem for dar uma caída na água para se refrescar e curtir a chegada de 2016.

A região dos Lagos e também o Norte e o Noroeste Fluminense são outras regiões do Estado do Rio que não devem ter problemas com chuva na festa de Réveillon.

 

 

Frente fria inaugura o novo ano

O alívio para a o calorão virá com uma frente fria que chega ao litoral do Rio de Janeiro durante o dia primeiro de janeiro de 2016. Esta frente fria deve influenciar o tempo no primeiro fim de semana do novo ano ajudando a formar muitas nuvens e a provocar chuva.

Esta frente fria vem trazendo uma massa de ar polar moderada a forte e os ventos frescos polares vão ajudar a baixar a temperatura no Rio de Janeiro no fim de semana.

 

Confira a previsão para o Réveillon em todo o Brasil

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%