Mais chuva sobre o Brasil

08/01/2016 às 23:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sudeste tem aumento de chuva no fim de semana

Todas as regiões brasileiras registraram chuva muito volumosa na primeira semana de janeiro de 2016. Mas a chuva que caiu sobre estados do Nordeste foi o maior destaque da semana. A passagem de uma forte frente fria foi a principal responsável por chuvas volumosas observadas no Nordeste.

 

A intensidade com que a chuva caiu na sexta-feira, 8, merece destaque. Foram pancadas extremamente fortes que despejaram mais de 40 mm de água em apenas 1 hora. Chuvas assim têm potencial para alagamentos repentinos.

 

 

 

 

Esta frente fria também ajudou a provocar chuva sobre o Tocantins. As áreas de instabilidade persistiram nesta sexta-feira e choveu muito na região de Araguaína. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado de 137, 0 mm entre 15 horas do dia 7 e 15 horas do dia 8, pelo horário de Brasília. Esta foi a maior quantidade de chuva no Brasil este ano em um período de 24 horas.

Confira os maiores acumulados em 24 horas no país no período de 3 a 8 de janeiro de 2016

 

 

 

No fim de semana, a chuva tende a enfraquecer sobre o Nordeste e persiste sobre o Centro-Oeste. Parte da instabilidade do Centro-Oeste avança para o Sudeste e a intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai vai trazer nuvens mais carregadas para parte do Sul do Brasil e do Sudeste.

Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul são estados que vão ter aumento de chuva no fim de semana.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

30°
max

25mm / 80%

Brasília - DF

20°
min

28°
max

5mm / 60%