Baixa pressão reforça instabilidade

11/01/2016 às 09:01
por Paulo

Atualizado 11/01/2016 às 09:05

Oferecimento
e contribui para chuva em BH nos próximos dias

 

Um sistema de baixa pressão atmosférica ganhou profundidade na manhã desta segunda-feira ao largo da costa do Paraná e de Santa Catarina, e afasta lentamente da costa nos próximos dias, com centro do sistema caindo para cerca de 1000hPa.

 

 

Este sistema intensifica o vento em toda a costa Sudeste e Sul, provocando agitação marítima. A medida que avança para o mar, organiza uma banda de nebulosidade que provoca muita chuva sobre o mar, mas também influencia as condições sobre o continente. Um dos fatores que contribui bastante para o aumento de instabilidade é, além da grande disponibilidade de umidade e de energia, uma variação na direção do vento com a altitude: em baixos níveis, vento de quadrante norte, virando para quadrante leste e de sudeste em altos níveis. Esta configuração favorece a formação de convecção organizada que conseguem sustentar por período maior.

 

 

Na terça-feira já no começo da madrugada, a instabilidade aumenta sobre o nordeste e leste paulista, e avança sobre o oeste e sul de Minas Gerais ainda pela manhã, alcançando a região da Grande Belo Horizonte. Este sistema provoca chuva na capital mineira na terça-feira, e cria condições para mais chuva na quarta-feira e persistindo na quinta-feira. Além da chuva, devido a presença de nuvens, a temperatura não sobe muito nestes 3 dias. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

30°
max

0mm / 0%