Semana seca no Sul do Brasil

17/01/2016 às 17:04
por Aline Tochio

Atualizado 17/01/2016 às 17:04

Oferecimento
Dias de sol e calor para a Região

Esta segunda quinzena de janeiro começa sem previsão de chuva para o Sul do Brasil. A presença de uma grande massa de ar seco sobre parte da América do Sul vai manter o tempo aberto na Região na maior parte desta semana. Na terça-feira, uma frente fria até consegue aumentar as nuvens e diminuir a temperatura no sul do Rio Grande do Sul, mas não vai conseguir provocar chuva.

 

Um sistema de alta pressão entre níveis baixos e médios da atmosfera vai estabelecer uma grande área de subsidência entre o Sul do Brasil e a Argentina. Em áreas de subsidência atmosférica, as nuvens não conseguem se formar e o tempo fica aberto. Além disso, as frentes frias serão desviadas para o oceano por esse sistema, sem conseguir entrar na Região.

 

 

Por isso, pelo menos até sexta-feira, todo o Sul do Brasil terá dias de sol e poucas nuvens. Com o tempo aberto, as temperaturas ficam elevadas, passando de 30ºC em praticamente todas as áreas. No oeste da Região, as máximas passam de 35ºC. A umidade do ar fica mais baixa, podendo baixar de 30% principalmente no centro-oeste dos três Estados. A tendência é que volte a chover no próximo fim de semana com o avanço de instabilidades.