SP tem manhã mais fria em 3 meses

17/01/2016 às 10:02
por Aline Tochio

Atualizado 17/01/2016 às 15:05

Oferecimento
Tempo aberto favoreceu a queda da temperatura

O domingo amanheceu mais fresquinho em todo o Estado de São Paulo, em relação aos últimos dias. O tempo abriu durante a madrugada e favoreceu a perda de calor para a atmosfera, resultando na queda da temperatura. Além disso, existe uma massa de ar frio, de origem polar, no oceano, provocando ventos de sudeste no Estado, que trouxeram esse ar mais frio. No mapa abaixo podemos ver o centro da alta pressão no oceano, representado pela letra "A", e os ventos soprando do mar em direção ao continente.

 

 

A temperatura mínima neste domingo caiu cerca de 4 graus em relação ao  último sábado (16) em praticamente todo o Estado. Confira na tabela abaixo as menores temperaturas deste domingo registradas pelas estações automáticas do INMET.

 

 

O vento de sudeste levou ar mais frio até para o oeste e noroeste paulistas. Em São José do Rio Preto e em Presidente Prudente, o domingo começou com 19ºC, enquanto ontem fez 22ºC e 23ºC, respectivamente.

 

Capital tem manhã mais fria em 3 meses

 

De acordo com a medição oficial do INMET, a cidade de São Paulo amanheceu com 15,2ºC na estação convencional do Mirante de Santana, a menor temperatura deste ano, até agora. A última vez que a temperatura caiu assim foi em outubro de 2015, quando a mínima foi de 14,6ºC no dia 06. Para um mês de janeiro, essa é a menor temperatura desde 2013, quando o INMET registrou 14,9ºC no dia 12 na estação convencional.  Em outro ponto da cidade, na zona sul, a estação meteorológica pertencente ao IAG/USP chegou a marcar 14,4ºC.

 

A próxima madrugada ainda será fria para os padrões de janeiro, mas a temperatura entra em elevação a partir de terça. Porém a tendência é que volte a esfriar no fim da semana.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%