Nordeste tem muita chuva nesta sexta

21/01/2016 às 23:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Oeste da Bahia pode ter temporal

O Nordeste do Brasil, o Tocantins, o leste do Pará, o Distrito Federal e o centro-norte de Goiás e o norte de Minas Gerais permanecem sob a influência das grandes áreas de instabilidade associadas à ZCAS, Zona de Convergência do Atlântico Sul. Uma frente fria que está próxima ao litoral sul da Bahia ajuda a manter as nuvens carregadas sobre o estado.

 


Mas estas nuvens carregadas voltam a se formar nesta sexta-feira em diversas áreas do interior do Nordeste e podem provocar chuva forte e volumosa. Regiões como oeste da Bahia terão mais chuva, que pode ser forte, o aumenta ainda mais o risco de transbordamento de rios e de alagamentos. O fim de semana também será com grande risco de chuva forte no oeste da Bahia.

 

 

 

 

Santa Rita de Cássia (BA) tem janeiro mais chuvoso em 55 anos
O volume de chuva que já caiu sobre a região de Santa Rita de Cássia é extremamente elevado e muito acima do normal.
Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, já choveu cerca de 550,0 milímetros (mm) do dia 1 até 9 horas do dia 21 de janeiro. A média normal de chuva para este mês é de 170 mm. Já choveu três vezes mais do que o normal.
Este já é o maior volume de chuva em Santa Rita de Cássia em um mês de janeiro, em todo o período de 1961 a 2016, portanto em 55 anos.
Janeiro de 2016 está sendo o mês mais chuvoso em Santa Rita de Cássia desde fevereiro de 1980 quando choveu 586,7 mm.
No período de 1961 a 2016, janeiro de 2016 está sendo o segundo mês mais chuvoso em Santa Rita de Cássia.
A previsão é de mais chuva até o domingo, A partir de segunda, a chuva tende a enfraquecer e vai ficar esporádica.