Com calor intenso e frente fria, volta a chover o Sul

25/01/2016 às 11:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana com risco de temporais

O calor ainda é intenso no Sul do Brasil de forma geral nesta segunda-feira e temperaturas acima dos 35°C devem voltar a ocorrer em todos os estados durante a tarde. A cidade de Bagé, no sul do Rio Grande do Sul, registrou 38,0°C no domingo, 24, a maior temperatura no Brasil pela medição das estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.

Com calor, o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e a queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina, nuvens carregadas voltam a crescer sobre os três estados do Sul trazendo de volta as pancadas de chuva com raios.

 

 

 

Calor diminui

Uma massa de ar seco predominou sobre a Região Sul nos últimos 10 dias, o que deixou praticamente toda a Região sem chuva. Com a falta de nuvens e de chuva, todo o Sul tem tido muitas horas com sol forte, o que manteve as temperaturas muito elevadas na semana passada.

O aumento da nebulosidade e volta das pancadas de chuva vão diminuir o calor intenso sobre o Sul. A semana será com sensação de abafamento, mas até a sexta-feira, as temperaturas máximas vão baixando gradualmente.

A frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira alcança o litoral de Santa Catarina nesta terça e o Paraná na quarta-feira. Toda a Região Sul pode ter fortes pancadas de chuva até o fim da semana.

 

 

 

O mapa mostra a estimativa de chuva sobre o Sul até o fim de janeiro