Chuva enfraquece no Rio Grande do Sul

31/01/2016 às 16:24
por Michele Fernandes

Oferecimento
Temporais voltam a atingir o Estado na quarta-feira

O Rio Grande do Sul vem sofrendo com a chuva desde a última sexta-feira, quando áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina, avançaram sobre o Estado e foram reforçadas pelo ar quente e úmido que predominava. Estas instabilidades se intensificaram e provocaram chuva forte, com raios e ventania em diversas áreas gaúchas, inclusive na Capital. 

 

No sábado final da tarde do sábado, a aproximação de uma frente fria voltou a provocar chuva no Estado, que foi se intensificando ao longo da noite, acarretando em novos transtornos à população. No domingo ainda chovia forte pela manhã no norte e serra gaúchas, mas a partir da tarde, as áreas de instabilidade foram se deslocando e o tempo voltou a ficar firme no centro-sul e oeste gaúchos.

 

A semana começa com tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco vai avançar sobre o Estado e garantir um dia de muitas nuvens, com temperaturas mais baixas pela manhã e tempo firme em todo o centro-sul e oeste. Na Capital, litoral norte, serra e no norte gaúchos, ainda chove pela manhã, de fraca à moderada intensidade, mas a partir da tarde o tempo volta a ficar firme.

 

A chuva dá uma trégua de poucos dias à população, pois já na quarta-feira, a formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica ao largo do Estado, volta a provocar chuva forte em todo o centro-norte, serra e litoral, principalmente. São esperados novos temporais, ventania, queda de granizo e elevados acumulados de chuva.