Muita chuva no Norte do Brasil

03/02/2016 às 15:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva aumenta no AC e diminui no TO

Fevereiro começou com a expansão de áreas de instabilidade sobre a Região Norte do Brasil. A movimentação de um VCAN – vórtice ciclônico em altos níveis, circulação de ventos horária em 10 km de altitude – estimulou o crescimento de nuvens carregadas sobre a Região que provocaram chuvas volumosas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a região de Urucará, no nordeste do Amazonas, registrou a maior quantidade de chuva no país entre a manhã do dia 2 e a manhã do dia 3 de fevereiro. Os cinco maiores volumes de chuva no Brasil neste período ocorreram na Região Norte.

 

 

Mais chuva

Nos próximos dias, as áreas de instabilidade sobre a Região Norte vão ficar mais ativas sobre o Amazonas, Acre e Rondônia. Depois de muita chuva em janeiro, a tendência é de diminuição da chuva sobre o Tocantins.

 

 

 

Janeiro com pouca chuva

Janeiro de 2016 foi um mês marcado por chuva abaixo da média em grande parte da Região Norte do Brasil. Choveu acima da média no Tocantins e no leste do Pará. Na região da capital Rio Branco (AC), choveu apenas 33% da média normal para o mês. Já em Palmas (TO) choveu 75% acima da média.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%

Rio Branco - AC

24°
min

33°
max

25mm / 90%