Rio abre o Carnaval com 40°C

03/02/2016 às 23:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
RJ está sob efeito da ASAS

O Estado do Rio De Janeiro, como todo o Sudeste, tem estado sob forte influência do sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Por isso, desde o início da semana pouca nebulosidade se forma, o calor aumentou e a chuva sumiu.

Além das altas temperaturas, o nível de umidade tem ficado muito abaixo do normal para dias de verão. Nesta quarta-feira, Cambuci, no norte fluminense, estava entre as cinco cidades mais quentes do país. Resende, no sul estado, foi a região mais seca na terça-feira, com nível mínimo de umidade de apenas 21%.

 

 

A alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) vai continuar atuando forte sobre o Sudeste, mas por ser um estado no litorâneo, o Rio de Janeiro vai sentir os efeitos da passagem de uma frente fria no próximo fim de semana. Mas este sistema não terá força para manter a nebulosidade e as condições para chuva por muito tempo.

 

Confira a previsão para os dias de Carnaval

 

Capital pode ter 40°C

Ventos de origem polar diminuíram o calor na cidade do Rio de Janeiro nas duas últimas tardes, mas já não terão efeito nesta quinta-feira. Além do sol forte, ventos quentes voltam a predominar e vão ajudar a esquentar o ar. Antes da chegada da frente fria que vai aumentar a chance de chuva no fim de semana, o Rio fica ainda mais quente nesta sexta-feira e pode ter calor em torno dos 40°C.

 

 

Recorde possível

É possível que o Rio de Janeiro bata o recorde de calor do ano na sexta-feira, 5 de fevereiro. O recorde atual é de 40,8°C no dia 1 de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Região dos Lagos sente a forte influência da ASAS e tem ficado ensolarada. Imagem de Cabo Frio em 2/2/16

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%