Goiânia registra menor temperatura no ano

04/02/2016 às 13:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor pode ser recorde no Carnaval

A madrugada desta quinta-feira foi a mais fresca do ano em Goiânia, capital de Goiás. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 18,8°C. A pouca nebulosidade na madrugada acentuou o resfriamento do ar. Este valor está ligeiramente abaixo da média histórica de temperatura mínima para fevereiro que é de 19,7°C.

Nos próximos dias, durante todo o Carnaval, Goiânia e todo o estado de Goiás terá mais madrugadas frescas, mas tardes muito quentes. É possível até que ocorra um recorde de calor. A maior temperatura deste ano em Goiânia até agora foi de 34,7°C, no dia 2 de fevereiro.

 

Calor e pouca chuva no Centro-Oeste

Depois de um janeiro com muita chuva, especialmente sobre Goiás, no Distrito Federal e leste de Mato Grosso, o Centro-Oeste entrou em fevereiro sob a influência da ASAS - Alta Pressão Subtropical do Altântico Sul. Este sistema meteorológico é associado com a redução da umidade, da nebulosidade e da chuva. Por isto tem chovido bem menos sobre o Centro-Oeste em comparação a janeiro.

A ASAS terá forte atuação sobre o Centro-Oeste até o fim do Carnaval, o que vai dificultar a formação das grandes áreas de instabilidade. Por causa do calor intenso, não dá para descartar a ocorrência de pancadas de chuva, que podem ser fortes, mas em pequenas áreas e com curta duração.

 

Calor aumenta

A ASAS vai deixar o Centro-Oeste com menos nebulosidade do que o normal para esta época, o que vai permitir que o sol apareça forte por muitas horas. As temperaturas devem ficar bastante elevadas durante todo o Carnaval e é possível que ocorra recorde de calor nas capitais.

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

20°
min

31°
max

5mm / 90%