Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sexta-feira quente no Sudeste

05/02/2016 às 11:19
por Josélia Pegorim

Cidades da Região Sudeste têm estado entre os lugares mais quentes do Brasil desde o início de fevereiro, com temperaturas superiores até em locais do Norte e do Nordeste. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, a maior temperatura no país ocorreu em Alegre, no Espírito Santo, 36,8°C. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia. No dia 1 de fevereiro, Seropédica, no Rio de Janeiro, foi o lugar mais quente no Brasil, com temperatura máxima de 39°C.

O calor aumentou no Sudeste de forma geral desde o início de fevereiro com a redução da nebulosidade e da chuva. O ar tem ficado seco, com níveis de umidade abaixo do normal para o verão por causa da forte atuação do sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS). O centro deste sistema, a parte mais intensa, tem estado próximo do litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

 

 

 

Nesta sexta-feira, e durante todo o Carnaval, a ASAS continua forte sobre Sudeste e vai avançar mais pelo interior do Brasil, reduzindo a nebulosidade e a chuva também sobre o Centro-Oeste, parte do Sul, do Nordeste e até do Norte.

 

Mais calor

A tendência é de que as temperaturas continuem muito elevadas no Sudeste no Carnaval. O calor deve incomodar. As poucas pancadas de chuva que ocorrerem não vão dar conta de aliviar o calor por muito tempo. Há previsão de passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no fim de semana, mas o ar polar que vem com esta frente fria é muito fraco e não terá força para entrar no interior do Sudeste.