Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Temporais no Sul do Brasil

14/02/2016 às 09:46
por Aline Tochio

Atualizado 14/02/2016 às 09:47

Muitas áreas de instabilidade estão se formando e avançando pelo Sul do Brasil. Na manhã deste domingo, uma área de nuvens carregadas estava provocando pancadas de chuva pelo norte do Rio Grande do Sul, e outra área já estava entrando pela fronteira oeste.

 

Imagem de 09h08 deste domingo dos radares meteorológicos operados pela Aeronáutica.

 

De acordo com medições do INMET, a chuva das últimas 24 horas (entre 09h de sábado e 09h deste domingo) acumulou 70 milímetros em Soledade, 40 milímetros em Bagé, Porto Alegre e Tramandaí, e 36 milímetros em Palmeiras das Missões. Rajadas de vento entre 50 e 60 km/h foram registradas em Quaraí, Soledade, Uruguaiana, São Gabriel, Dom Pedrito e Alegrete. Em Santa Catarina, as maiores chuvas aconteceram na região serrana, com acumulado de 43 milímetros em Lages.

 

Uma frente fria está avançando pelo litoral gaúcho e na segunda-feira chega até o Paraná, aumentando a chuva também neste Estado. Nesta semana, as instabilidades vão ficar concentradas entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, provocando bastante chuva. Acumulados próximos de 100 milímetros podem ser observados, inclusive na região da Grande Curitiba.