Temporal no Grande Rio teve ventos de 82 km/h

17/02/2016 às 18:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/02/2016 às 01:27

Oferecimento
Pode chover forte nesta quinta

Voltou a chover forte sobre o Grande Rio no fim da tarde desta quarta-feira, 17. A chuva veio intensa da Baixada Fluminense atingindo primeiro bairros das zonas oeste e norte da cidade do Rio. O Sistema Alerta Rio – Prefeitura da cidade do Rio De Janeiro colocou toda da cidade do Rio em atenção para alagamento às 18 horas.

Áreas de chuva cresceram na região da Costa Verde e avançaram para o Grande Rio, fazendo com que a chuva se prolongue pela noite . Há risco de chuva moderada a forte.

 

Risco de chuva forte até o fim da semana

Calor, grande disponibilidade de umidade e a presença de um centro de baixa pressão atmosférica no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo vão manter as condições para pancadas de chuva à tarde e à noite no Estado do Rio de Janeiro até o fim da semana. Pode chover forte. Veja mais explicações.

 

 

 

 

Acompanhe a evolução da chuva sobre o Grande Rio pelo radar meteorológico do Sumaré.

 

 

 

 

Números do temporal de 17/02/16

A chuva não foi intensa como no dia 16 de fevereiro,  mas  causou muitos transtornos no Grande Rio. Houve queda de granizo, alagamentos e problemas nos transportes públicos por causa da chuva intensa.

 

Volumes de chuva

A chuva mais intensa, até 20h, ocorreu na zona oeste do Rio de Janeiro, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 53 mm em apenas 2 horas de chuva.

 

 

 

 

Ventos

82 km/h: rajada de vento na Vila Militar (zona oeste) registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia

55 km/h: rajada de vento no Campo dos Afonsos (zona oeste)

 

Calor

A temperatura máxima oficial no Rio de Janeiro, medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 35,8°C em Santa Cruz, na zona oeste. No Campo dos Afonsos, também na zona oeste, onde a temperatura chegou aos 38ºC.

 

Raios

No período entre 14h e 18h45, a rede Climatempo/BrasiDat de detectção de descargas elétricas contabilizou 577 raios sobre a cidade do Rio de Janeiro, considerando descaras entre nuvens e das nuvens para solo. Deste total, 206 descargas foram nuvem-solo.

 

Confira os dados do temporal de 16/02/16

 

 

Visão de Niterói de nuvens carregadas avançando sobre a baía da Guanabara 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

34°
max

0mm / 0%