Chuva e raios no Nordeste

23/02/2016 às 21:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de chuva forte nas capitais do MA a PE

Grandes áreas de instabilidade se formaram no mar e avançaram para o interior do Nordeste espalhando nuvens carregadas entre o Maranhão e Pernambuco. Nas imagens de satélite, essas nuvens aparecem como manchas em tons de vermelho e alaranjado. A nebulosidade avança do mar para o interior dos estados provocando fortes pancadas de chuva e raios.

 

 

 

Estas áreas de instabilidade vão continuar ativas nesta quarta-feira e se espalha mais pelo interior do Nordeste provocando pancadas de chuva que até podem ser fortes, mas a chuva vai ocorrer em pequenas áreas e não se prolonga por muito tempo. Pode chover com moderada a forte nas capitais São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife. A chance de chover pelo interior e litoral da Bahia, em Sergipe e em Alagoas é baixa.

Além do norte do Nordeste, estas áreas de instabilidade provocam chuva forte no nordeste do Pará e vão levar mais umidade para o Tocantins aumentando as condições para chuva. Em Palmas, capital do Tocantins, só choveu 6 mm este mês. A chuva está 97% abaixo da média.

Não condições para chuva generalizada e por tantos dias como ocorreu em janeiro. Durante a quinta-feira, a circulação de ventos sobre o Nordeste começa a mudar e as áreas de instabilidade vão enfraquecendo. A nebulosidade e as condições para chuva diminuem a partir de quinta-feira. No fim de semana, um sistema de alta pressão ganha força sobre o Nordeste deixando o ar mais seco, diminuindo ainda mais as condições para a formação de nuvens de chuva.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

20mm / 67%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%