Paraná tem mais chuva esta semana

23/02/2016 às 13:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva em Curitiba está 97% acima da média

Curitiba, capital do Paraná, continuava debaixo de chuva na manhã desta terça-feira, depois do temporal de ontem que causou grandes alagamentos.

A previsão é que a chuva continue na tarde e noite desta terça-feira e pode se intensificar. Não há expectativa de que a chuva seja tão volumosa como a de ontem, mas a chuva fraca a moderada e por muitas horas seguidas pode gerar novos alagamentos.

 

Recorde de chuva do ano

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas de ontem e 9 horas de horas de hoje choveu 86,3 mm sobre Curitiba. Este volume corresponde a 61% da média histórica de chuva para Curitiba que é de aproximadamente 142 mm.

O total de chuva acumulado em fevereiro até 9 horas do dia 23 era de 280 mm, quase o dobro da média para este mês.

 

Ivaí tem maior chuva/24h no Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 101,4 mm em Ivaí entre 9 horas do dia 22 até 9 horas do dia 23 de fevereiro. Este foi o maior acumulado de chuva no Brasil neste período. Mas metade deste volume, cerca de 50 mm, caiu apenas uma hora

 

 

 

Paraná em alerta para mais chuva

A chuva intensa em pouco tempo, ou a chuva moderada a fraca, mas por muitas horas seguidas, vão continuar sendo observada sobre o Paraná nos próximos dias. Assim, grandes volumes de chuva vão se acumular nos solos e rios, o que vai aumentar o risco de deslizamento de terra, de transbordamento de rios e córregos. Varias regiões do Paraná, poderão acumular 100 mm ou mais de chuva nos próximos cinco dias.

 

 

A baixa pressão atmosférica que predomina sobre a Região Sul do Brasil e sobre o norte da Argentina, junto com o ar quente e úmido, vai manter as condições para a formação de muitas áreas de nuvens carregadas por todo o Paraná. A chuva não dará trégua no estado pelo menos até o próximo domingo.

Além da baixa pressão atmosférica, uma nova frente fria vai avançar pelo litoral da Região Sul no fim da semana.

Santa Catarina a situação meteorológica é semelhante a do Paraná. Chuvas fortes e volumosas são esperadas pelo menos até o domingo.

 

Entenda como a baixa pressão vai atuar no centro-sul do Brasil nos próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

16°
min

21°
max

3mm / 40%