Semana com muita chuva no centro-norte do Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Atualizado 07/03/2016

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Instabilidade se concentrou no Centro-Sul do país

 

* Na semana passada, a formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica provocou muita chuva em São Paulo, Minas Gerais, em parte do Rio de Janeiro e no leste de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva também foram elevados em Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Goiás. Além da chuva, o sistema provocou forte ventania no Estado gaúcho, principalmente.

 

* As chuvas também foram frequentes e fortes em grande parte da Região Norte.

 

*Já no Nordeste, norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, no Tocantins e em Roraima, o tempo seco predominou.

 

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 29 de Fevereiro e 06 de Março.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Frentes frias ficam bloqueadas no Sul. Semana terá muita chuva no Centro-Oeste e Norte.

 

Ao longo desta semana, duas frentes frias devem passar pelo Sul do país, no entanto, não conseguirão avançar para a região Sudeste. Áreas de instabilidade associadas à formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica na próxima quinta-feira, na altura de Santa Catarina,  devem se organizar como uma frente fria, que finalmente avançará pelo litoral do Sudeste. Desta forma, a partir de sexta-feira, a chuva deve acontecer de forma generalizada sobre São Paulo e  Minas Gerais, principalmente.

 

*Além deste ciclone, que organizará instabilidades pelo interior do País, teremos a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o sul de Mato Grosso, provocando ainda mais chove entre os três Estados do Centro-Oeste.

 

*No Norte, a chuva aumenta e são esperados grandes acumulados principalmente no Pará, no Tocantins e no Amazonas.

 

*No Nordeste, o ar seco enfraquece, mas a chuva ainda acontece de forma irregular sobre grande parte da Região. Apenas no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia os acumulados serão mais significativos .

 

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 07 e 11 de Março.

 

* No período entre 12 e 16 de Março, a chuva diminui no Sul do país e em Mato Grosso do Sul e aumenta entre Rio De Janeiro, Minas Gerais e o Amazonas.

 

 

 Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 05  e 09 de março.