Chove forte no interior do Ceará

08/03/2016 às 23:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
ZCIT atua em parte do Nordeste

Algumas áreas do Ceará foram beneficiadas com muita chuva nesta terça-feira. Em Itapipoca, no noroeste do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 76,4 mm entre 12h e 15h. Quase toda a chuva, cerca de 59 mm caiu no início da tarde.

 

 

 

 

Durante a noite, nuvens muito carregadas cresceram na divisa do Ceará com o Piauí e provocaram uma tempestade sobre Crateús, na região do Sertão do Crateús. Foram quase 56 mm entre 19h e 20h.

 

 

 

As nuvens carregadas que se provocaram os temporais se formaram por causa da influência das áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que está atuando entre o Maranhão e o Amapá. 

As áreas de instabilidade da ZCIT continuam atuando nos próximos dias, mas a chuva não cai generalizada sobre o Ceará.  A maior quantidade de chuva deve ser sobre o Maranhão e Piauí. Em,  Turiaçu, no litoral norte do Maranhão, o INMET registrou 119 mm de chuva entre 9h e 21h de 8 de março.

 

 

Cadê a chuva da ZCIT?

 

É a ZCIT que provoca quase toda a chuva do ano sobre o Ceará e em toda a faixa norte do Nordeste. O mês de março normalmente é o que mais chove nesta parte do Brasil, mas este ano a situação não é normal. O El Niño enfraqueceu, mas ainda dificulta a chuva sobre o Nordeste. A temperatura da água do oceano Atlântico Norte não está favorecendo uma atividade forte da ZCIT.

Mesmo enfraquecida, e sem atuar diretamente sobre o Ceará nos próximos dias, a ZCIT vai ajudar a espalhar nuvens de chuva sobre o estado.

 

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

 

 

A situação dos açudes está e vai continuar crítica ainda por muitas semanas. Este ano, a chuva de março não vai farta e volumosa como em anos anteriores.

 

 

 

Campeão de extremos

O estado do Ceará teve temporal e calor intenso nesta terça-feira ficando em primeiro lugar nas duas situações, em relação a outros estados. A maior temperatura no país foi 39,4°C e ocorreu em Jaguaribe, pelo terceiro dia consecutivo.

Em Itapipoca choveu 58,6 mm em apenas 1 hora, entre 13h e 14h, e em Crateús choveu 55,6 mm entre 19h e 20h. Até 22 horas da terça-feira, 8, estes eram os maiores volumes de chuva em 1 hora registrados no país.

 

Nordeste poderá ter mais chuva no outono?